Setembro Amarelo
16 de setembro de 2022Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e tem como objetivo chamar a atenção de todos para promoção à saúde mental e realização de ações eficazes para combater o suicídio.
Segundo a OMS, os casos de ansiedade e depressão aumentaram durante a pandemia. Por isso, trabalhar a interação virtual de maneira saudável e o contato com familiares e amigos ajuda muito neste momento.
A pessoa pode apresentar sinais, portanto fique atento aos seus colegas de trabalho e familiares. Tenha um olhar perceptivo para identificar se ela não está bem e então se aproxime, pergunte e saiba ouvi-la, sem julgamentos.
Preste atenção aos seguintes sinais:
Verbais
Quando uma pessoa diz que quer morrer ou que simplesmente está muito cansada, muitas vezes não nos causa muita preocupação, mas se você observar outros sintomas em conjunto a essas falas, como os de depressão, é preciso um olhar mais atento.
Comportamentais
Isolamento: a pessoa não vai ao trabalho ou mesmo à escola com muita frequência;
Perda de interesse: abandono das atividades que considera prazerosas;
Mudança alimentar: passa a comer mais ou menos que o de costume;
Alteração do sono: dorme muito ou começa a ter insônia;
Agressividade: em jovens, é comum a depressão ser confundida com agressividade.
Muitas vezes a pessoa apresenta um baixo risco de suicídio. Porém, pode ocorrer algum episódio em sua vida que sirva de gatilho para pensamentos suicidas. Esses acontecimentos podem ser: perder alguém importante, ficar desempregado ou descobrir uma doença.
Diante dessas situações, redobre sua atenção sobre essa pessoa e busque ajuda quando perceber que uma pessoa está em risco.
Para mais informações, o CVV (Centro de Valorização da Vida) pode ajudar. Acesse o site cvv.org.br ou ligue 188. O atendimento é 24h.
Você não está sozinho. A vida possui altos e baixos e é nessa montanha russa que temos a oportunidade de recomeçar.
Responsável Técnico: ORLANDO FEIRABEND CRM 11761
DESTAQUES
O que você procura