Proteja-se do álcool e outras drogas
9 de fevereiro de 2024Essas substâncias são altamente prejudiciais à saúde física e mental, e podem destruir a vida dos dependentes e de suas famílias.
A dependência de drogas lícitas ou ilícitas é uma doença crônica.
O uso frequente de substâncias como álcool, cigarro, maconha, sedativos, crack, cocaína, anfetaminas e outras drogas, é um grande problema para milhões de pessoas.
O álcool é uma das drogas mais usadas.
Por ser autorizada por lei, muitas pessoas pensam que não faz mal, ou faz menos mal. Mas seu uso prolongado causa danos severos no organismo.
O dependente torna-se progressivamente tolerante à intoxicação, o que tende a aumentar ou prolongar o consumo, com o consequente agravamento dos problemas.
UBS e CAPS auxiliam
O SUS tem equipes de especialistas para auxiliar na recuperação, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Prevenção
• Desenvolver em nós mesmos, na família e outras pessoas interesses positivos, como esportes, artes, hobbies, voluntariado e outras atividades.
• Manter relacionamentos positivos familiares, sociais e profissionais. Estar envolvido com projetos pessoais na escola, no emprego ou comunidade.
Responsável Técnico: Orlando Feirabend CRM 11761.
DESTAQUES
O que você procura