ATUALIDADES

Notícias, informativos e tudo que você precisa saber

O bem-estar mental é tão importante quanto a saúde física

30 de maio de 2022

Muitas pessoas pensam em doença mental, quando ouvem falar em saúde mental . Mas, a saúde mental é muito mais que a ausência de doenças mentais.

Todos nós vivenciamos diariamente emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

Quando nos sentimos capazes de lidar com equilíbrio, diante dos desafios e das mudanças em nossas vidas, mesmo quando nos sentimos contrariados, é sinal de que provavelmente estamos mentalmente saudáveis.

Quando sentimos dificuldade em lidar sozinhos com as contrariedades, mas somos capazes de pedir ajuda de profissionais ou outras pessoas, diante de conflitos, sofrimentos, perturbações, traumas ou tantas outras mudanças que podem afetar nosso equilíbrio, estamos agindo para manter e proteger nossa saúde mental.

A saúde mental está relacionada à forma como reagimos às exigências da vida e ao modo como conseguimos harmonizar nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Precisamos falar sobre o suicídio
O sofrimento mental que se prolonga tem potencial para desencadear a ideia de suicídio.

Mas o suicídio em geral não é resultado de um motivo único. Quase sempre se deve a vários fatores combinados, e é natural o sentimento de solidão e desesperança. Nessa condição pode ser difícil a pessoa perceber sozinha a gravidade da situação e encontrar por si só soluções ou possibilidades de amenizar ou interromper o sofrimento.

É comum acharmos que o suicídio é um ato de eliminação da vida. Mas, na verdade, é um ato de eliminação do sofrimento. Logo, é de suma importância que as pessoas mais próximas percebam o que está acontecendo, confortem e busquem ajuda profissional. Os tratamentos têm o potencial de sanar ou amenizar o sofrimento a ponto de afastar a ideia de suicídio.

Saúde mental é:
• Sentir-se bem consigo mesmo e com os outros.
• Sentir-se capaz de mudar o que está ao seu alcance e aceitar com serenidade os fatos imutáveis ou que dependem de outras pessoas ou outros fatores.
• Saber lidar com equilíbrio diante de emoções positivas e negativas que fazem parte da vida.
• Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
• Observar-se internamente e aprender a reencontrar o equilíbrio que caracteriza o sentimento de estar mentalmente saudável.

Quero conhecer o plano

Peça seu orçamento agora

SITE DE VENDAS