Cuidados contra o câncer de pele
1 de dezembro de 2022Exposição excessiva ou muito frequente ao sol sem o devido cuidado são as causas mais comuns para desenvolver câncer de pele. O Brasil é um país tropical e ensolarado. Por isso é preciso se proteger do sol excessivo e também ficar alerta para os sintomas da doença.
Pessoas mais vulneráveis
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, além da exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência, outros fatores de risco são pele e olhos claros, ser albino e ter vitiligo. As pessoas mais vulneráveis são as que têm histórico da doença na família e quem faz tratamento com medicamentos imunossupressores.
Sintomas
Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, feridas que não cicatrizam são sinais de alerta.
O melanoma é um tipo de câncer que ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Não ocorre com maior frequência, tem baixa taxa de mortalidade, mas pode causar deformações.
Como se proteger
Para proteger a sua pele evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
Use proteções quando estiver exposto ao sol, como bonés, chapéus, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas.
Use protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo, e reaplique a cada duas horas e sempre após ter entrado na água.
Em caso de apresentar algum sintoma ou mesmo quando tiver qualquer dúvida, procure um médico para se orientar.
Responsável Técnico: ORLANDO FEIRABEND CRM 11761
DESTAQUES
O que você procura