Cinco hábitos para você ter mais saúde
19 de junho de 20191. Alimente-se bem
Quem não se alimenta bem não pode esperar uma boa saúde. Saiba como fazer.
É preciso reduzir ou cortar o consumo de alimentos industrializados. Prefira alimentos naturais, de preferência frescos. Coloque no carrinho de compras alimentos com fibras, alimentos de verdade, como arroz e feijão, verduras, legumes, frutas, carnes, peixes. Deixe os alimentos industrializados na prateleira do supermercado, sempre que possível.
2 Beba bastante água
Evite dores de cabeça, cansaço e previna doenças, entre outras vantagens.
Todos nós sabemos que beber água é muito importante para manter o corpo bem hidratado. Mas muita gente se esquece de beber.
Como fazer? Acostume-se a levar uma garrafinha de água com você, ou deixar uma caneca ou copo na mesa do trabalho. Isso vai ajudar você a se lembrar.
Nosso corpo é 75% formado de água. Por isso ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Beba pelo menos dois litros de água por dia e tenha mais saúde. A água ajuda a manter a pressão arterial equilibrada, previne doenças e ajuda a emagrecer com saúde.
Cuidado. Cãibras, fadiga, tontura, dor de cabeça. Há uma grande chance desses sintomas estarem relacionados a falta de água. Edemas e inchaço também podem ser resultado de falta de água, pois o organismo tende a reter água no organismo, como mecanismo de defesa.
3. Exercite-se, mesmo que com pouco esforço
Quer saber como começar e sentir os benefícios?
Especialistas recomendam 150 minutos de exercícios por semana. Mas você não precisa começar assim. O passo mais importante é o primeiro. Acostume-se a sair de casa, fazer uma caminhada leve, de preferência em horários fixos, para o corpo se acostumar. Não precisa ser atleta nem se acabar na malhação. Exercício exige equilíbrio e respeito aos limites de cada um. O que não pode mesmo é ficar parado.
Se você tiver mais tempo, vá aumentando as atividades. Você vai sentir os benefícios logo, como aumentar resistência, prevenir doenças, evitar sintomas de depressão, fortalecer os ossos.
Mas faça aquecimento, beba água e consulte um médico periodicamente.
4. Viva mais a natureza
Desestresse, relaxe um pouco, esfrie a cabeça e mexa o corpo.
A natureza é uma grande aliada da nossa saúde. Bom para o corpo, bom para a mente.
Procure encaixar na sua vida alguns dias ou alguns momentos que lhe permitam o contato com a natureza. Muitas pessoas têm dificuldade por viverem na cidade. Mesmo assim, procure fazer este contato nos finais de semana. Em vez de passear no shopping, que tal procurar um parque na sua cidade, ou ir a uma fazenda de um conhecido, uma viagem mesmo que curta para a praia.
Você vai sentir que liberar a tensão vai fazer muita diferença na sua vida. O estresse é um dos maiores inimigos da nossa saúde, porque ele libera hormônio cortisol na nossa corrente sanguínea e aumenta a tensão, causando diversas disfunções, reduzindo nosso desempenho cognitivo, causando problemas gastrointestinais, problemas de pele e outros.
5. Cuide bem do seu sono
Saiba como prevenir e tratar a insônia, antes que ela se torne grave.
Uma noite de sono ruim com certeza vai prejudicar sua concentração no dia seguinte, causar cansaço e dores de cabeça. Mas a repetição do problema pode ter consequências mais graves, como aumentar o diabetes, ganho de peso, aumento da a pressão arterial, problemas vasculares e até depressão
Há casos em que o tratamento médico é indispensável, como insônia crônica, apnéia, pesadelos, sonambulismo e depressão. Por isso, nos primeiros sinais, procure um médico e adote hábitos saudáveis, como beber pouco café, não comer ou beber demais à noite, não se estressar, não dormir de dia.
Também ajudam: não ver televisão até tarde, principalmente coisas estressantes, como telejornais e filmes violentos, ter um quarto escuro, bem ventilado e o mais silencioso possível.
DESTAQUES
O que você procura