Programa de Assistência Farmacêutica Santa Casa Saúde
21 de junho de 2018O programa de Assistência Farmacêutica é oferecido pela Santa Casa Saúde sem custo adicional para o beneficiário que tenha interesse em acompanhar o seu tratamento medicamentoso.
A Atenção Farmacêutica é realizada por um profissional farmacêutico e tem o objetivo de obter os melhores resultados com o tratamento, focados na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Este importante serviço evita problemas relacionados aos medicamentos e facilita a adesão do paciente ao tratamento de acordo com a prescrição, que é sempre feita pelo seu médico assistente.
Este programa não visa à mudança de medicamentos e tratamento já prescritos pelo seu médico. Para dúvidas sobre qual medicamento usar em casos de intercorrências, procure assistência médica.
Sabemos que os medicamentos são produzidos com o intuito de beneficiar as pessoas, mas se não forem utilizados corretamente podem desencadear reações indesejáveis e até causar riscos severos à saúde. O farmacêutico entra nesse processo como o profissional especializado capaz de minimizar e até barrar esses riscos através de um trabalho correto de assistência farmacêutica.
Medicamento é algo extremamente sério e exige diversos cuidados que vão da compra à ingestão.
1) Quem é o profissional Farmacêutico?
Este profissional tem uma função muito importante no ramo da saúde, pois é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.
Ser farmacêutico vai além de levar ao paciente o medicamento indicado pelo médico. É zelar pela saúde e pelo bem-estar da população, prestando toda a assistência farmacêutica e sendo um elo entre a população e a indústria farmacêutica, promovendo o uso correto e racional dos medicamentos
2) O que é um medicamento Genérico
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser substituído.
3) O que é medicamento de Referência
Medicamento de referência é um medicamento inovador que possui marca registrada (nome comercial bem conhecido), com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através de testes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país. É sua função também servir de parâmetros para registros dos posteriores medicamentos similares e genéricos, quando sua patente expirar.
4) O que é uma reação adversa ao medicamento
A reação adversa ao medicamento (RAM) é definida como qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento. Ocorre nas doses usualmente empregadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças. A RAM é considerada, assim, um tipo de evento adverso.
5) O que é interação medicamentosa
É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento. Por isso quando você receber uma nova receita deve informar ao profissional de saúde se já está utilizando algum outro medicamento, pois um pode interferir nos efeitos do outro, tanto aumentando quanto os diminuindo.
Os antiácidos são exemplos de medicamentos que interagem com diversos outros, podendo alterar a absorção de medicamentos como os hormônios tireoidianos, antifúngicos, antibióticos como a tetraciclina e os anti-inflamatórios como a aspirina, diclofenaco e ibuprofeno.
6) Onde devo armazenar os medicamentos e quais cuidados devo tomar
A cozinha é um lugar quente e o banheiro, úmido. Esses são fatores que podem alterar os medicamentos. Portanto, não guarde nesses lugares.
O local ideal é o guarda-roupa. O quarto costuma ser um local arejado, com temperatura amena e longe da umidade. Coloque os medicamentos em uma caixa e guarde em uma gaveta ou prateleira.
É importante colocar em um local que seja alto demais para uma criança e baixo o suficiente para um idoso.
Manter os medicamentos no local adequado é uma medida de segurança importante. A luz, o calor e a umidade podem interferir na ação dos produtos, que podem perder a eficácia e até causar prejuízos ao organismo.
Os medicamentos não viram veneno da noite para o dia, mas podem ter seu efeito prejudicado. Se o sol desbota o papel da embalagem, imagina o que pode acontecer com o remédio?
O que você quer saber?
Envie sua dúvida ou sugestão para Plano Santa Casa Saúde:
DESTAQUES
O que você procura